Ir para conteúdo
citizen

Todo o cidadão
tem um papel na
cibersegurança.

Cada pessoa, especialista ou não, tem a responsabilidade de se proteger e, com isso, proteger os outros. Por isso, o CNCS dedica uma especial atenção a todos os utilizadores das tecnologias digitais e da Internet, mesmo não sendo profissionais da área da cibersegurança. A partir desta página pode aceder a recursos que o CNCS disponibiliza a todos com o objetivo de tornar o uso do ciberespaço mais seguro, em casa, no trabalho, na sociedade em geral.

Sensibilização e Formação

Nesta secção encontrará os conteúdos de Sensibilização que o CNCS desenvolve, tais como os Cursos de e-learning. 

Referenciais e Boas Práticas

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos que orientam e sensibilizam os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, todos destinados à comunidade servida pelo CNCS.

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Comunicação e Eventos

É um desafio constante comunicar eficazmente e com clareza, o que requer naturalmente estratégias comunicacionais distintas e devidamente adaptadas aos vários canais de comunicação de que dispomos. A criação de materiais gráficos, multimédia, documentos, tutoriais, podcasts, planos e campanhas comunicacionais, e ainda, a organização de eventos constituem parte do trabalho que o CNCS desenvolve. É precisamente com este desígnio de chegar cada vez mais longe que fomentamos a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa, para alcançarmos a comunidade servida.

Resposta a Incidentes

Nesta secção encontrará toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e ainda consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode ainda consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) da qual o CERT.PT faz parte.

Regulação

Nesta secção encontra-se disponível a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação

Eventos

A 8ª edição do C-DAYS, dedicada ao tema "Apostar na Prevenção", é um evento de referência na 07 JUN 2022 1430
A 8ª edição do C-DAYS, dedicada ao tema "Apostar na Prevenção", é um evento de referência nacional na área da cibersegurança que decorrerá nos dias 7,8 e 9 de Junho no Centro de Congressos do Estoril em Cascais.  ...
Ver Eventos

Publicado projeto de Guia para Gestão de Riscos para contributos

Este referencial pretende orientar as diversas entidades nacionais para a realização de um processo de gestão de riscos.

Foi publicado Estudo sobre o Ensino de Cibersegurança em Portugal

Este estudo foi realizado no âmbito do Observatório de Cibersegurança do CNCS e caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas. ...

Última atualização em 09-03-2022