Ir para conteúdo
citizen

Todo o cidadão
tem um papel na
cibersegurança.

Cada pessoa, especialista ou não, tem a responsabilidade de se proteger e, com isso, proteger os outros. Por isso, o CNCS dedica uma especial atenção a todos os utilizadores das tecnologias digitais e da Internet, mesmo não sendo profissionais da área da cibersegurança. A partir desta página pode aceder a recursos que o CNCS disponibiliza a todos com o objetivo de tornar o uso do ciberespaço mais seguro, em casa, no trabalho, na sociedade em geral.

Sensibilização e Formação

Nesta secção encontrará maioritariamente conteúdos de Sensibilização que o CNCS desenvolve, tais como os Cursos de e-learning e os Cursos Gerais de Cibersegurança ou Ciberhigiene. Pode ainda ter acesso ao programa Train the Trainer, que se consubstancia na validação de formadores aptos a desenvolver ações de sensibilização em Cibersegurança. 

Referenciais e Boas Práticas

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos que orientam e sensibilizam os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, todos destinados à comunidade servida pelo CNCS.

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Comunicação e Eventos

É um desafio constante comunicar eficazmente e com clareza, o que requer naturalmente estratégias comunicacionais distintas e devidamente adaptadas aos vários canais de comunicação de que dispomos. A criação de materiais gráficos, multimédia, documentos, tutoriais, podcasts, planos e campanhas comunicacionais, e ainda, a organização de eventos constituem parte do trabalho que o CNCS desenvolve. É precisamente com este desígnio de chegar cada vez mais longe que fomentamos a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa, para alcançarmos a comunidade servida.

Resposta a Incidentes

Nesta secção encontrará toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e ainda consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode ainda consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) da qual o CERT.PT faz parte.

Regulação

Nesta secção encontra-se disponível a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação

Eventos

Os cibertemas são seminários sobre temáticas relacionadas com cibersegurança, promovendo a divu 20 OUT 2021 1000
Os cibertemas são seminários sobre temáticas relacionadas com cibersegurança, promovendo a divulgação de projetos, o debate e a partilha de ideias.
Ver Eventos

Alertas

2021Jul 22
Vulnerabilidades
2021Jul 05
Vulnerabilidades
2021Jun 08
Vulnerabilidades
2021Mai 20
Vulnerabilidades
Ver Alertas

Lançado Boletim 3/2021, do Observatório de Cibersegurança

O Boletim 3/2021, do Observatório de Cibersegurança, é dedicado ao tema “competências”.

Aprovado o Polo de Inovação Digital C-Hub

Foi através do Despacho n. 6269/2021, de 25 de junho, que foram reconhecidos os Polos de Inovação Digital para integração na Rede Nacional de Digital Innovation Hubs.

Última atualização em 19-07-2021