Ir para conteúdo

Nesta secção é possível aceder a um conjunto de estatísticas que podem ser consultadas de forma interativa com o objetivo de identificar tendências e comparar dados. Estes dados são analisados de forma integrada pelo Observatório de Cibersegurança nos vários relatórios que vão sendo publicados. 


A. CERT.PT (Riscos e Conflitos)

O CERT.PT é a equipa de resposta a incidentes de cibersegurança nacional que integra o Centro Nacional de Cibersegurança. Esta equipa coordena a resposta a incidentes envolvendo entidades da Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e  prestadores de serviços digitais, no âmbito do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço. O CERT.PT dá resposta também a outras entidades do restante ciberespaço de interesse nacional. Todos os anos o CERT.PT regista incidentes de diversos setores. Os dados relativos a estes registos podem ser consultados de seguida.

Incidentes e setores  


Para visualizar em modo de ecrã inteiro clicar nas setas do canto inferior direito.
Fonte: CERT.PT (nota: os tipos de incidentes sem valores não estão em vigor no momento em questão; o nº de incidentes por setores é superior ao nº total de incidentes registados porque cada incidente pode ser registado em mais do que um setor).
Para mais informação (dados sobre outros incidentes, cibercrime e ameaças), consultar o Relatório Cibersegurança em Portugal - tema Riscos e Conflitos.


B. Ensino Superior (Sociedade)

Através de dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), é possível acompanhar a evolução no número de cursos do ensino superior especializados em cibersegurança e segurança da informação, bem como de alunos inscritos e diplomados nos mesmos.

Cursos e alunos


Para visualizar em modo de ecrã inteiro clicar nas setas do canto inferior direito.
Fonte: DGEEC e DGES (recolha CNCS)
Para mais informação (dados sobre atitudes, comportamentos e sensibilização), consultar o Relatório Cibersegurança em Portugal - tema Sociedade.
Última atualização em 13-12-2023