Ir para conteúdo

O PANORAMA reúne e processa informação de cibersegurança recebida de diversas fontes nacionais e internacionais com vista à produção, em tempo real, de dashboards e relatórios que refletem o estado presente da cibersegurança do ciberespaço de interesse nacional, de cada um dos sectores de atividade e de cada uma das organizações individualmente.

Os relatórios incluem uma avaliação da realidade externa às entidades, nomeadamente uma caracterização da superfície de ataque e dos índices de tensão social vividos pela organização, bem como uma avaliação dos fatores que determinam o grau de preparação, o zelo na reação a incidentes ou a conformidade com as instruções de segurança e as recomendações técnicas publicadas pelo CNCS.

Porque correlaciona a informação recebida das várias entidades a si ligadas, os dashboards do PANORAMA permitem ao CNCS contribuir para a definição de um estado de alerta nacional e emitir alertas precoces direcionados, melhorando, desta forma, a eficácia da coordenação da resposta a incidentes.

Este serviço destina-se a operadores de serviços essenciais, de infraestruturas críticas e organismos TIC da Administração Publica.

Para beneficiar dos serviços de PANORAMA, enviar mail para cncs@cncs.gov.pt.

 

Imagem Panorama
Última atualização em 30-01-2023