Ir para conteúdo
A certificação da cibersegurança é a atividade que atesta a conformidade de uma entidade, serviço, processo ou produto, com determinados requisitos de cibersegurança em relação às suas componentes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da aplicação de uma metodologia de avaliação reconhecida pelas entidades competentes como idónea para esse fim, habitualmente envolvendo a realização de auditorias e análises documentais. 

As auditorias e demais atividades de avaliação, como a condução de testes em laboratório e a análise documental, são conduzidas sob a orientação de uma entidade certificadora independente, o organismo de certificação, acreditado por um organismo nacional de acreditação.

O organismo de certificação emite o certificado quando se verifica o cumprimento dos requisitos, frequentemente uma norma publicada por um organismo de normalização que define um conjunto de critérios e condições técnicas, sob as regras definidas no esquema de certificação. 


Benefícios 

A certificação é uma via ótima para elevar o nível de cibersegurança de uma entidade, motivando a interiorização uma cultura de cibersegurança e a adoção de práticas estruturadas e permanentes de cibersegurança, que reduzem os riscos e aumentam a proteção contra incidentes e ciberataques.

A certificação promove a confiança dos clientes, utilizadores e outras partes interessadas da entidade para uma utilização e relacionamento seguros com esta.

A obtenção e divulgação da certificação da cibersegurança por uma entidade, sobretudo se operar em setores de atividade sensíveis, permite-lhe a demonstração de vantagem competitiva sobre a concorrência, assim como o aumento da reputação e melhoria geral da sua imagem.
Última atualização em 28-12-2022