Ir para conteúdo
organizations

Recomendações
de Cibersegurança
para organizações.

O tecido económico é constituído sobretudo por empresas. A cibersegurança é essencial para garantir a continuidade do negócio. Nesta página encontra recomendações de cibersegurança para empresas, independentemente do seu tamanho, da sua estrutura ou do seu grau de maturidade em cibersegurança.

Sensibilização e Formação

Nesta secção encontrará maioritariamente conteúdos de Sensibilização que o CNCS desenvolve, tais como os Cursos de e-learning e os Cursos Gerais de Cibersegurança ou Ciberhigiene. Pode ainda ter acesso ao programa Train the Trainers, que se consubstancia na validação de formadores aptos a desenvolver ações de sensibilização em Cibersegurança.

Referenciais e Boas Práticas

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem referenciais, roteiros, cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, todos destinados à comunidade servida pelo CNCS.

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Resposta a Incidentes

Nesta secção encontrará toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e ainda consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode ainda consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) da qual o CERT.PT faz parte.

Regulação

Nesta secção encontra-se disponível a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação

Eventos

<p>O Curso Geral de Ciberhigiene consiste numa ação de sensibilização em ciber-higiene, dada de fo</p> 23 SET 2021 0930

O Curso Geral de Ciberhigiene consiste numa ação de sensibilização em ciber-higiene, dada de forma leve e descontraída a todos os interessados no assunto.

Ver Eventos

Alertas

2021Ago 17
Vulnerabilidades
2021Jul 22
Vulnerabilidades
2021Jul 05
Vulnerabilidades
2021Jun 08
Vulnerabilidades
Ver Alertas

Novo site No More Ransom lançado como marco do 5º ano do projeto

Moderno e mais intuitivo, o novo site do No More Ransom foi lançado recentemente para marcar o quinto ano do projeto.

Já se encontra publicado o Decreto-Lei 65/2021 de 30 de julho

O Decreto-Lei n.º 65/2021, de 30 de julho, encontra-se publicado em Diário da Republica e regulamenta o Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço. 

Última atualização em 03-08-2021