Recomendações da OCDE relevantes para a cibersegurança
Na Reunião Ministerial sobre Economia Digital, a 14 de dezembro de 2022, foram lançadas recomendações adotadas no Conselho de Ministros da OCDE relevantes para a área da cibersegurança.
O tecido económico é constituído sobretudo por empresas. A cibersegurança é essencial para garantir a continuidade do negócio. Nesta página encontra recomendações de cibersegurança para empresas, independentemente do seu tamanho, da sua estrutura ou do seu grau de maturidade em cibersegurança.
Nesta secção encontrará os conteúdos de Sensibilização que o CNCS desenvolve, tais como os Cursos de e-learning. Pode ainda ter acesso ao programa Train the Trainers, que se consubstancia na validação de formadores aptos a desenvolver ações de sensibilização em Cibersegurança.
O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem referenciais, roteiros, cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, todos destinados à comunidade servida pelo CNCS.
Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.
Nesta secção encontrará toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e ainda consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode ainda consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) da qual o CERT.PT faz parte.
Nesta secção encontra-se disponível a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação
Na Reunião Ministerial sobre Economia Digital, a 14 de dezembro de 2022, foram lançadas recomendações adotadas no Conselho de Ministros da OCDE relevantes para a área da cibersegurança.
A edição de 2022 deste Relatório dá continuidade às edições anteriores, analisando os aspetos relacionados com o chamado "fator humano" da cibersegurança em Portugal.