Ir para conteúdo
public

A Administração Pública
é uma peça fundamental
na cibersegurança do país

Não só porque deve dar o exemplo às outras organizações, como porque presta serviços muito importantes para o funcionamento da sociedade, a Administração Pública (e a sua cibersegurança) afeta todos os cidadãos, direta ou indiretamente. Por essa razão, o CNCS disponibiliza um conjunto de recursos que procuram ajudar os organismos e serviços da Administração Pública a atingirem a maturidade em cibersegurança. Nesta página, encontra desde referenciais, a leis, passando por conselhos para as melhores práticas.

Sensibilização e Formação  

Nesta secção encontrará os conteúdos de Sensibilização que o CNCS desenvolve, tais como os Cursos de e-learning. Pode ainda ter acesso ao programa Train the Trainers, que se consubstancia na validação de formadores aptos a desenvolver ações de sensibilização em Cibersegurança.

Referenciais e Boas Práticas

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem referenciais, roteiros, cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, destinados à comunidade servida pelo CNCS.

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Resposta a Incidentes

Nesta secção encontrará toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e ainda consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode ainda consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) da qual o CERT.PT faz parte.

Regulação

Nesta secção encontra-se disponível a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação

Eventos

A 8ª edição do C-DAYS, dedicada ao tema "Apostar na Prevenção", é um evento de referência na 07 JUN 2022 1430
A 8ª edição do C-DAYS, dedicada ao tema "Apostar na Prevenção", é um evento de referência nacional na área da cibersegurança que decorrerá nos dias 7,8 e 9 de Junho no Centro de Congressos do Estoril em Cascais.  ...
Ver Eventos

Publicado projeto de Guia para Gestão de Riscos para contributos

Este referencial pretende orientar as diversas entidades nacionais para a realização de um processo de gestão de riscos.

Foi publicado Estudo sobre o Ensino de Cibersegurança em Portugal

Este estudo foi realizado no âmbito do Observatório de Cibersegurança do CNCS e caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas. ...

Última atualização em 09-03-2022