Se trabalha em cibersegurança, responda ao inquérito da AP2SI
Foi lançada a 3ª edição do Inquérito sobre os Profissionais de Cibersegurança e Segurança da Informação, da AP2SI, com o apoio do Observatório de Cibersegurança do CNCS
Não só porque deve dar o exemplo às outras organizações, como porque presta serviços muito importantes para o funcionamento da sociedade, a Administração Pública (e a sua cibersegurança) afeta todos os cidadãos, direta ou indiretamente. Por essa razão, o CNCS disponibiliza um conjunto de recursos que procuram ajudar os organismos e serviços da Administração Pública a atingirem a maturidade em cibersegurança. Nesta página, encontra desde referenciais, a leis, passando por conselhos para as melhores práticas.
Nesta área estão disponíveis os conteúdos e recursos de Sensibilização, desenvolvidos pelo CNCS, tais como, Boas Práticas, Referencial de Competências e Recursos para Sensibilização.
Aqui encontra os vários cursos da C-Academy, um programa de formação avançada em cibersegurança desenvolvido pelo CNCS, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Disponibilizamos serviços e ferramentas, para além de informações relativas a redes de colaboração e criação de sinergias, troca de experiências e envolvimento em projetos colaborativos.
Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.
Nesta área encontra toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e, ainda, consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode, também, consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) das quais o CERT.PT faz parte.
Nesta secção disponibilizamos a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação
A certificação da cibersegurança atesta a conformidade de uma entidade, serviço, processo ou produto, com determinados requisitos de cibersegurança em relação às suas componentes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da aplicação de uma metodologia de avaliação reconhecida pelas entidades competentes como idónea para esse fim, habitualmente envolvendo a realização de auditorias e análises documentais.
O CNCS tem como desígnio promover e desenvolver a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa. Nesta área pode encontrar notícias, conferências, webinars, documentos, tutoriais, o podcast do CNCS, a newsletter, e ainda, a organização de eventos que constituem parte do trabalho desenvolvido.
Foi lançada a 3ª edição do Inquérito sobre os Profissionais de Cibersegurança e Segurança da Informação, da AP2SI, com o apoio do Observatório de Cibersegurança do CNCS
Esta edição aborda o desenvolvimento em curso de uma nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e o findar da que vigora até ao final de 2023.