Ir para conteúdo
public

A Administração Pública
é uma peça fundamental
na cibersegurança do país

Não só porque deve dar o exemplo às outras organizações, como porque presta serviços muito importantes para o funcionamento da sociedade, a Administração Pública (e a sua cibersegurança) afeta todos os cidadãos, direta ou indiretamente. Por essa razão, o CNCS disponibiliza um conjunto de recursos que procuram ajudar os organismos e serviços da Administração Pública a atingirem a maturidade em cibersegurança. Nesta página, encontra desde referenciais, a leis, passando por conselhos para as melhores práticas.

Sensibilização 

Nesta área estão disponíveis os conteúdos e recursos de Sensibilização, desenvolvidos pelo CNCS, tais como, Boas Práticas, Referencial de Competências e Recursos para Sensibilização.

Formação

Aqui encontra os vários cursos da C-Academy, um programa de formação avançada em cibersegurança desenvolvido pelo CNCS, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Desenvolvimento de Capacidades

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Disponibilizamos serviços e ferramentas, para além de informações relativas a redes de colaboração e criação de sinergias, troca de experiências e envolvimento em projetos colaborativos. 

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Resposta a Incidentes

Nesta área encontra toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e, ainda, consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode, também, consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) das quais o CERT.PT faz parte.

Regulação e Supervisão

Nesta secção disponibilizamos a legislação e regulamentação nacional e da União Europeia, destinada a garantir um nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação

Certificação

A certificação da cibersegurança atesta a conformidade de uma entidade, serviço, processo ou produto, com determinados requisitos de cibersegurança em relação às suas componentes de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da aplicação de uma metodologia de avaliação reconhecida pelas entidades competentes como idónea para esse fim, habitualmente envolvendo a realização de auditorias e análises documentais. 

Comunicação e Eventos

O CNCS tem como desígnio promover e desenvolver a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa. Nesta área pode encontrar notícias, conferências, webinars, documentos, tutoriais, o podcast do CNCS, a newsletter, e ainda, a organização de eventos que constituem parte do trabalho desenvolvido.

Eventos

<p>A 10.º edição da conferência C-DAYS, dedicada ao tema +Prevenção vai decorrer em Coimbra, no </p> 18 JUN 2024 14h30

C-Days 2024

A 10.º edição da conferência C-DAYS, dedicada ao tema +Prevenção vai decorrer em Coimbra, no Convento de S. Francisco, onde de 18 a 20 de junho volta a ser o ponto de encontro da comunidade da área da cibersegurança, em Portugal.

...
Ver Eventos

Alertas

2024Abr 26
Vulnerabilidade
2024Abr 01
Código Malicioso
2024Fev 09
Vulnerabilidade
2024Fev 09
Vulnerabilidade
Ver Alertas

Informação: mensagem de correio eletrónico enviada pela AIMA

O CNCS chama a atenção para a necessidade de assegurar boas práticas de ciber-higiene sempre que é recebida uma mensagem de email com um link, de modo a prevenir incidentes de cibersegurança.

Cybersecurity Challenge.PT inicia a 13 de maio

Vai arrancar, a 13 de maio, o Cybersecurity ChallengePT, uma iniciativa destinada aos jovens estudantes entre os 16 e os 25 anos, que tem como objetivo selecionar os 10 jovens talentos em Cibersegurança, que vão representar o nosso país na 9.ª edi ...

Última atualização em 28-08-2023