Ir para conteúdo
1618428300.jpg

 

O Consórcio do Centro Internet Segura encontra-se agora sob a coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). O Consórcio, criado no âmbito da candidatura ao 2020 CEF Telecom  - Safer Internet, integrada no Connecting Europe Facility da Comissão Europeia, envolve ainda a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal. 

1618431168.jpg
O Consórcio do Centro internet Segura, tem como missão a promoção do uso responsável, consciente e saudável da Internet e, nesse sentido, oferece três serviços, que visam a sensibilização, o esclarecimento e o apoio à população e, ainda, a denuncia de conteúdo ilegal. Estes objetivos, a nível nacional, desdobram-se em dois centros de sensibilização: um operacionalizado pelo CIS e destinado ao público em geral e um segundo da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, dirigido à comunidade escolar – o SeguraNet. 

Ainda no âmbito da sua missão, o Consórcio do Centro Internet Segura disponibiliza um canal gratuito e confidencial, designado por Linha Internet Segura, que pretende apoiar e esclarecer quanto à utilização segura da Internet e, ainda, um canal de denuncia de conteúdos ilegais online, nomeadamente conteúdos de abuso sexual de menores, apologia ao racismo e apologia à violência.

Durante mais de 10 anos, o número de iniciativas e recursos cresceu, a par com o número de parcerias locais e nacionais que foram estabelecidas. Parte deste sucesso deve-se ao apoio do Conselho de Acompanhamento, uma equipa de experts e profissionais em diferentes áreas que tem contribuído para a orientação e promoção do projeto em todo o país.

O Consórcio do Centro Internet Segura tem ainda a responsabilidade de todos os anos assinalar e promover atividades em torno do Dia da Internet mais Segura, sob o tema “Together for a Better Internet”, efeméride europeia celebrada por mais de 100 Comités em todo o mundo. 

Para aceder ao sítio de internet do Consórcio Internet Segura



CIS – Centro de Sensibilização

O CIS – Centro de Sensibilização coordenado pelo CNCS tem como objetivo sensibilizar toda a população para as oportunidades e riscos da utilização da Internet, dando especial enfoque à identificação e abordagem de riscos emergentes (por exemplo, auto-produção de conteúdos de cariz sexual) e aos desafios que a utilização das tecnologias acarreta para a saúde mental e física dos utilizadores (por exemplo, uso excessivo da Internet,  percepção e auto-imagem).

1618495408.jpg

Cabe ao CIS criar e promover campanhas informativas e de sensibilização, bem como instrumentos e recursos que promovam as competências digitais necessárias para que o cidadão possa tirar o melhor partido da Internet, navegar em segurança e alavancar a sua cidadania digital.

Ao longo dos anos, o CIS, atento às necessidades do utilizador e às temáticas emergentes, tem desenvolvido e lançado recursos em vários formatos, que vão desde o simples booklet ou cartaz, até manuais pedagógicos e series com tradução para Língua Gestual Portuguesa e áudio-descrição, tornando-os cada vez mais inclusivos. Atento à realidade juvenil, sempre que possível o CIS opta por uma metodologia participativa, ou seja, envolve diretamente crianças e jovens na criação e design dos seus recursos, permitindo-lhes expressar as suas perspetivas e conhecimentos em torno da sua experiência online. 

Para aceder ao Centro de Sensibilização
Última atualização em 05-01-2023