AVISO: Informamos que as ações de formação se encontram, momentaneamente, suspensas.
Até ao final de setembro retomaremos o contacto com os inscritos e disponibilizaremos nova calendarização de acordo com a disponibilização das Instituições onde decorrerá a formação.
O que é a C-Academy?A C-Academy é um programa de formação avançada em cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Este programa pretende:
- Qualificar e Requalificar Recursos Humanos de acordo com o Referencial de Competências de Cibersegurança;
- Disponibilizar conteúdos e formações alinhados com o Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS);
- Convergir com os Digital Innovation HUBs;
- Alcançar uma distribuição geográfica que permita abranger todo o território nacional;
- Abranger pelo menos 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceira com as Instituições de Ensino.
Distribuídas em diferentes níveis de exigência e em formato on-line, presencial ou misto, a C-Academy disponibilizará sensivelmente 44 formações, com turmas entre os 20 e os 35 elementos. Esta extensa oferta formativa permite que a C-Academy disponibilize formação em diversas áreas relevantes no panorama atual e futuro, demonstrando resiliência e sustentabilidade.
Para quem é a C-Academy?Numa primeira fase, a C-Academy está alinhada com o Decreto-Lei n.º 65/2021, de 30 de julho que Regulamenta o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço e neste contexto os seus destinatários prioritários são:
- Administração Pública;
- Operadores de infraestruturas críticas;
- Operadores de serviços essenciais;
- Prestadores de serviços digitais.
Como entrar na C-Academy?A entrada na Academia faz-se, de uma maneira geral, através do nível inferior (Formação Básica em Cibersegurança).
Embora não seja um requisito estritamente necessário, recomenda-se, ainda assim, que um formando conclua os quatro cursos de
e-learning oferecidos pelo CNCS: Cidadão Ciberseguro, Cidadão Ciberinformado, Consumidor Ciberseguro e Cidadão Cibersocial.
Existem ainda outras possibilidades de acesso aos cursos de nível superior da Academia:
- Apresentação de comprovativo de formação académica que demonstre a aquisição das competências apreendidas nas formações de base;
- Apresentação de comprovativo de formação profissional que igualmente demonstre a aquisição das competências necessárias;
- Demonstração de Experiência Profissional comprovada na área que reflita a aquisição das competências;
- Aprovação num teste de diagnóstico que visa comprovar a aquisição das competências necessárias para frequentar a formação.
Consulte o
calendário de formações e
detalhe dos cursos e inscreva-se
aqui.
Onde?
Um dos objetivos da C-Academy é alcançar uma distribuição geográfica que permita abranger todo o território nacional. Neste momento, as Instituições de Ensino que formalizaram a sua vontade em participar no projeto C-Academy abrangem os seguintes distritos:

Quando?A C-Academy prevê apresentar novo calendário em setembro de 2023.
Consulte o
calendário de formações e
detalhe dos cursos e inscreva-se
aqui.
Contacte-nos através de
c-academy@cncs.gov.pt .