O Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS) permite às organizações reduzir o risco associado às ciberameaças, disponibilizando as bases para que qualquer entidade possa cumprir os requisitos mínimos de segurança das redes e sistemas de informação.
O documento em causa reflete a realidade organizacional portuguesa, respondendo à necessidade de implementar medidas de Identificação, Proteção, Deteção, Resposta e Recuperação contra ameaças que colocam em causa a segurança do ciberespaço.
O QNRCS apresenta um conjunto de recomendações para que as organizações possam definir uma estratégia que envolva toda a sua estrutura. As entidades podem aderir de forma voluntária e beneficiar de uma abordagem homogénea que promove uma resposta nacional às ciberameaças.
Para aceder ao documento
To access the english version
![]() |
![]() |
Para aceder ao documento
![]() |
![]() |
No quadro-resumo estão disponíveis todas as medidas descritas no Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança.
O documento encontra-se organizado de forma acessível e dividido pelos cinco objetivos: identificar, proteger, detetar, responder e recuperar; o que permite uma visualização mais simplificada.
O CiberCheckUp é um instrumento que permite aferir o estado de uma organização em termos de cibersegurança, considerando o Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança e o Quadro de Avaliação de Capacidades Mínimas em Cibersegurança. Trata-se de um produto complementar ao Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança, dando resposta à estratégia do Centro Nacional de Cibersegurança, no que respeita à disponibilização de referenciais e ferramentas de apoio. Para aceder à ferramenta online
|
![]() |