Ir para conteúdo
O Fórum de Cibersegurança da Administração Local (FCSAL) é uma comunidade que reúne autarquias, entidades intermunicipais e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Além da comunicação regular entre os participantes numa plataforma desenvolvida para o efeito, esta iniciativa divide-se em dois grandes momentos: reuniões trianuais com as entidades intermunicipais e um evento anual que reúne todos os envolvidos.
 
Missão:

A dinamização de uma comunidade de administração local, no âmbito da cibersegurança, visa facilitar a disseminação de alertas relevantes para o setor e a partilha de boas práticas entre os seus participantes, fomentando a criação de um ambiente de confiança necessário para o auxílio mútuo, essencial para responder a situações reais, inclusive a prestação de serviços partilhados de cibersegurança.
 
Objetivos:

  • Criar laços de confiança entre os participantes, que promovam um ambiente de colaboração e assistência mútua com vista ao incremento da ciber-resiliência da administração pública local;
  • Estabelecer uma plataforma comum para partilha de conhecimento e de indicadores de cibersegurança, nomeadamente através da partilha de situações de ameaças, vulnerabilidades e incidentes;
  • Melhoria da ciber-resiliência através da cooperação nacional e internacional;
  • Promoção de referenciais e boas práticas para a administração pública local.

Membros:

  • Associação Nacional de Municípios
  • Entidades Intermunicipais
  • Autarquias nacionais


Última atualização em 19-03-2024