Ir para conteúdo
it

Informação
relevante
para Profissionais

A informação presente nesta página pretende ajudar os Profissionais em diversas áreas disponibilizando um conjunto de boas práticas, guias de Cibersegurança, referenciais e recomendações, além de normas técnicas, alertas sobre vulnerabilidades e acesso a um conjunto de formações úteis.Neste espaço podem também consultar a Taxonomia de Incidentes utilizada pelo CNCS e também pela Rede Nacional de CSIRT (RNCSIRT). 

Sensibilização

Nesta área estão disponíveis os conteúdos e recursos de Sensibilização, desenvolvidos pelo CNCS, tais como, Boas Práticas, Referencial de Competências e Recursos para Sensibilização.

Formação

Aqui encontra os vários cursos da C-Academy, um programa de formação avançada em cibersegurança desenvolvido pelo CNCS, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Desenvolvimento de Capacidades

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos e referenciais que orientam e sensibilizam as organizações e os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Disponibilizamos serviços e ferramentas, para além de informações relativas a redes de colaboração e criação de sinergias, troca de experiências e envolvimento em projetos colaborativos. 

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Resposta a Incidentes

Nesta área encontra toda a informação para perceber qual o âmbito de atuação do CERT.PT, como reportar incidentes de Cibersegurança, qual a Taxonomia utilizada para a classificação de Incidentes, como partilhar informação (TLP) de carácter sensível e, ainda, consultar o guia sobre como criar Capacidades mínimas de reação a incidentes. Pode, também, consultar os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT (incluindo medidas de mitigação) e perceber quais as Redes Nacionais e Internacionais (ex: NoMoreRansom) das quais o CERT.PT faz parte.

Comunicação e Eventos

O CNCS tem como desígnio promover e desenvolver a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa. Nesta área pode encontrar notícias, conferências, webinars, documentos, tutoriais, o podcast do CNCS, a newsletter, e ainda, a organização de eventos que constituem parte do trabalho desenvolvido.

Eventos

O CNCS, em cooperação com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de 10 ABR 2024 11h00

Exercício Internacional de Cibersegurança

O CNCS, em cooperação com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Moçambique (INTIC), o Ministério da Economia Digital de Cabo Verde (MED) e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação de Cabo Verde (NOSi) ...
Ver Eventos

Alertas

2024Abr 26
Vulnerabilidade
2024Abr 01
Código Malicioso
2024Fev 09
Vulnerabilidade
2024Fev 09
Vulnerabilidade
Ver Alertas

Publicado Boletim n.º 1/2024 do Observatório de Cibersegurança

A primeira edição de 2024 aborda o problema dos infostealers.

CNCS publica Referencial de Comunicação de Risco e Crise em Cibersegurança

O CNCS disponibiliza um Referencial de Comunicação de Risco e Crise em Cibersegurança, com o objetivo de ajudar as organizações nacionais a comunicar em contextos de risco e crise de cibersegurança.

Última atualização em 28-08-2023