Ir para conteúdo
Imagem 0
Partilhar conhecimento
para a cibersegurança de todos

Um Observatório, por definição, analisa uma dada realidade com o objetivo de a tornar mais compreensível e, portanto, a ação em relação à mesma mais consciente e estratégica. O Observatório de Cibersegurança visa observar o fenómeno da cibersegurança em Portugal, nas suas mais variadas componentes, de modo a informar as partes interessadas e a suportar a definição de políticas públicas. Com uma visão multidisciplinar, o Observatório de Cibersegurança sistematiza informação disponível ou promove a sua recolha nos domínios da Sociedade, Economia, Políticas Públicas, Ética e Direito, Riscos e Conflitos, bem como Inovação e Tecnologias Futuras.

Consulte os Relatórios e os Boletins já publicados pelo Observatório.


Linhas de Observação


Relatórios

RELATÓRIO SOCIEDADE 2023

O Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Sociedade, na sua quinta edição, analisa a componente humana da cibersegurança, nomeadamente as atitudes, os comportamentos e a sensibilização e educação. Este número centra-se em particular nas organizações públicas e privadas e continua o trabalho de acompanhamento daquilo que se realizou em matéria de sensibilização, bem como no âmbito do ensino superior especializado em cibersegurança e segurança de informação.

Atualizações ao documento:

08/01/2024

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
ImagemS23


ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE DE COMPETÊNCIAS EM CIBERSEGURANÇA

Este estudo apresenta um mapeamento dos conhecimentos, atividades, processos, tecnologias e investigações dinamizados por entidades dos múltiplos setores de atividade com competências em cibersegurança em Portugal. Esta caracterização da comunidade nacional de competências em cibersegurança é sustentada pela identificação de entidades dos tecidos empresarial e académico.

Atualizações ao documento:

14/08/2023

Para aceder ao documento
1656949998.jpg


RELATÓRIO RISCOS E CONFLITOS 2023

Na sua quarta edição, o Relatório Riscos e Conflitos 2023 examina os principais dados relativos às ameaças que afetaram o ciberespaço de interesse nacional em 2022, identificando ainda tendências para 2023 e 2024. Este documento conta com a colaboração de diversas entidades que recolhem indicadores e desenvolvem análises sobre estas matérias em Portugal, tendo como objetivo informar as partes interessadas, suportar análises de risco e antecipar ameaças de modo a mitigar os seus efeitos no ciberespaço.

Atualizações ao documento:

07/09/2023

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
Imagem RC23


RELATÓRIO TECNOLOGIAS EMERGENTES 2023

Este documento disponibiliza uma análise sobre cinco tecnologias que podem ajudar a formar o presente e o futuro tecnológicos, nomeadamente a Computação em Nuvem, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Tecnologia 5G e as Tecnologias Quânticas. Estas tecnologias são abordadas numa perspetiva histórica e considerando os seus principais impactos, bem como salientando os aspetos ligados à cibersegurança, designadamente os desafios e as oportunidades a este respeito.


Para aceder ao documento
1656949998.jpg


RELATÓRIO SOCIEDADE 2022

A quarta edição deste Relatório, tal como as anteriores, estuda as atitudes, os comportamentos, a sensibilização e a educação relativamente à cibersegurança em Portugal. Incide em particular sobre o ano de 2021, mas também apresenta dados e leituras com respeito a 2022. Este documento dá continuidade aos anteriores com o mesmo tema, centrando-se nas várias dimensões relevantes do chamado "fator humano" da cibersegurança.

Atualizações ao documento:

08/11/2023

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
Imagem Soc22

RELATÓRIO ECONOMIA 2022

O primeiro Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Economia, estuda a dimensão económica da cibersegurança, centrando-se em especial na problemática da cibersegurança nas empresas. Do lado da oferta, dimensiona e caracteriza o setor da cibersegurança em Portugal. Do lado da procura, caracteriza e analisa os níveis de exposição e as políticas, práticas e protocolos de cibersegurança nas empresas portuguesas, especialmente nas de pequena e média dimensão. 


Para aceder ao documento
1656949998.jpg


RELATÓRIO RISCOS E CONFLITOS 2022

O Relatório Riscos & Conflitos de 2022 analisa o ano de 2021 e perspetiva os anos de 2022 e 2023 quanto aos principais incidentes, cibercrimes e agentes de ameaça a afetar o ciberespaço de interesse nacional. Para o efeito, utiliza indicadores produzidos pelo próprio CNCS, os contributos de vários parceiros através de conteúdos e entrevistas, inquéritos realizados à comunidade, bem como efetua uma sistematização de dados públicos sobre estas matérias.

Atualizações ao documento:

28/06/2022

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
Imagem RC22

ESTUDO SOBRE O ENSINO PÓS-SECUNDÁRIO E O ENSINO SUPERIOR DE CIBERSEGURANÇA

Este estudo apresenta uma caracterização dos cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas em Portugal, focando-se no ensino pós-secundário e no ensino superior. Analisa ainda as dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos, em cibersegurança.


Para aceder ao documento

Apêndice
1650963600.jpg


RELATÓRIO SOCIEDADE 2021

A 3ª edição deste Relatório, além de, como é habitual, analisar os dados sobre atitudes, comportamentos, educação e sensibilização face à cibersegurança, tem como novidade o destaque de alguns indicadores correlacionados com possíveis impactos da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço; um novo capítulo sobre os usos das tecnologias digitais em geral; o aprofundamento do inquérito sobre as ações de sensibilização; e um conjunto de recomendações.

Atualizações ao documento:

1ª - 25/01/2022
2ª - 14/02/2022

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
Imagem RELATÓRIO ÉTICA E DIREITO 2020


RELATÓRIO POLÍTICAS PÚBLICAS 2021

O Relatório sobre as Políticas Públicas de Cibersegurança faz um levantamento  das Estratégias e Programas Públicos nacionais relacionados com a cibersegurança e analisa os indicadores disponíveis sobre as perceções dos cidadãos no que se refere à interseção entre políticas públicas e segurança do ciberespaço. 

Atualizações ao documento:

11/12/2021

Para aceder ao documento
1639059231.jpg


RELATÓRIO RISCOS E CONFLITOS 2021

O Relatório Riscos & Conflitos de 2021 analisa o ano de 2020 e perspetiva os anos de 2021 e 2022, recorrendo a indicadores produzidos pelo próprio CNCS, a contributos de vários parceiros e a dados resultantes de inquéritos realizados à comunidade, a que acresce uma panorâmica sobre dados públicos de outras entidades.

Para aceder ao documento

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”
Imagem RELATÓRIO ÉTICA E DIREITO 2020


RELATÓRIO ÉTICA E DIREITO 2020

O Relatório Cibersegurança em Portugal – Ética & Direito 2020 descreve alguns dos problemas éticos que se colocam à cibersegurança e faz um histórico das leis portuguesas e europeias que se relacionam com este domínio. Procura ainda mostrar alguns aspetos ligados à aplicação destas mesmas leis em Portugal.

Para aceder ao documento
Imagem RELATÓRIO ÉTICA E DIREITO 2020


RELATÓRIO SOCIEDADE 2020

O Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade 2020 é a segunda edição do Relatório da Linha de Observação Sociedade. Tal como na primeira edição, de 2019, este documento apresenta indicadores sobre atitudes e comportamentos, bem como educação e sensibilização, em relação à cibersegurança, em Portugal. Esta edição atualiza dados do Relatório anterior, mas também acrescenta informação sobre as organizações. Faz ainda uma análise global que permite ter uma perspetiva sintética sobre esta realidade, apresentando os pontos fortes e os pontos fracos do país nestas matérias.

Para aceder ao documento
Imagem RELATÓRIO SOCIEDADE 2020


RELATÓRIO RISCOS & CONFLITOS 2020

O Relatório Riscos & Conflitos 2020 apresenta os principais indicadores de riscos e conflitos no âmbito da cibersegurança, tendo em conta atores, incidentes, ameaças e prospetivas, com enfoque no ciberespaço de interesse nacional português, em relação ao ano de 2019, mas também considerando anos anteriores e possíveis desenvolvimentos futuros.

Atualizações ao documento:

1ª - 26/06/2020
2ª - 18/06/2021

Para aceder ao documento
Image RELATÓRIO RISCOS & CONFLITOS 2020


RELATÓRIO SOCIEDADE 2019

O Relatório Sociedade 2019 apresenta um conjunto de indicadores de diversas fontes, respeitantes às atitudes, aos comportamentos e à educação/sensibilização dos portugueses relativamente à cibersegurança.
Este Relatório privilegia os dados mais recentes, comparáveis internacionalmente e observáveis ao longo do tempo.

Atualizações ao documento:

1ª - 02/01/2020
2ª - 16/01/2020

Para aceder ao documento
Image RELATÓRIO SOCIDADE 2019

Boletins do Observatório de Cibersegurança

O Boletim do Observatório de Cibersegurança é uma Newsletter de divulgação de dados, tendências, eventos e documentos que ajudam a conhecer o estado da Cibersegurança em Portugal nos seus vários domínios, chamando a atenção para conteúdos considerados relevantes durante o período em causa.

Inquéritos

O Observatório de Cibersegurança desenvolve inquéritos, frequentemente em colaboração com outras entidades parceiras, sobre o estado da cibersegurança nos mais variados domínios.


Inquérito Cibersegurança e Indústria 4.0 – março de 2023

1678195396.jpg
O Inquérito à Indústria 4.0, realizado em colaboração com o Instituto Politécnico do Porto e o Compete 2020, foi dirigido aos técnicos operacionais e trabalhadores de organizações do âmbito da Indústria 4.0, sobre as políticas e as práticas de cibersegurança neste contexto. O objetivo deste inquérito foi compreender a integração de políticas e práticas de cibersegurança num domínio tecnológico particularmente avançado e emergente, como é o da Indústria 4.0.  

Consulte o documento aqui

Inquérito Cibersegurança e Ensino a Distância – janeiro de 2021

Image Inquéritos

Este inquérito, em colaboração com a Direção-Geral da Educação, foi dirigido aos docentes do ensino não superior e incide sobre os comportamentos relacionados com a cibersegurança vividos pela classe docente durante o segundo semestre do ano letivo 2019/2020, durante o qual o ensino a distância substituiu o ensino presencial, fruto da pandemia de Covid-19.

Consulte o documento aqui


Referências e dados PT

O Observatório de Cibersegurança tem uma abordagem multidisciplinar ao fenómeno da segurança informática, integrando no seu campo de observação várias áreas de conhecimento. São elas a Sociedade, a Economia, as Políticas Públicas, a Ética e o Direito, os Riscos e Conflitos, bem como a Inovação e Tecnologias Futuras. Disponibilizamos de seguida um conjunto de documentos públicos, de entidades nacionais e internacionais, que servem de fonte ao estudo de cada uma destas vertentes da Cibersegurança em Portugal.


Missão, visão e valores

MISSÃO

O Observatório de Cibersegurança pretende ser uma plataforma de análise e sistematização de conhecimento, bem como de debate, em torno de temas multidisciplinares da cibersegurança, identificando tendências com referências temporais e articulando as várias partes interessadas na recolha de informação.


VISÃO

Desenvolvimento e difusão do conhecimento multidisciplinar sobre cibersegurança na criação de uma sociedade mais segura e consciente dos riscos inerentes ao ciberespaço.


OBJETIVOS
  • Sistematizar os conhecimentos e os dados disponíveis sobre comportamentos, tecnologia e mercado no âmbito da cibersegurança;
  • Identificar tendências com base na informação sistematizada;
  • Promover o debate e a reflexão em torno da cibersegurança, articulando o ensino superior, o setor público e o setor privado;
  • Contribuir para a construção de modelos de boas práticas e para a definição de políticas públicas.

Conselho Consultivo e Parceiros

Como modelo de governança, o Observatório de Cibersegurança funciona em duas esferas:


CONSELHO CONSULTIVO

Constituído por académicos de cada uma das áreas científicas das Linhas de Observação, tem como missão avaliar, propor e discutir indicadores, pesquisas e produtos, bem como sugerir a elaboração de documentos e a realização de encontros. O Conselho Consultivo deve trabalhar como conjunto, mas, eventualmente, poderá ser dividido em grupos de trabalho setoriais.


ATUAIS MEMBROS DO CONSELHO CONSULTIVO

l
Alexandre Sousa Pinheiro Professor Universitário em Direito
António Brandão Moniz Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa
José Luís Garcia Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa
Luís Antunes Faculdade de Ciências – Universidade do Porto
Manuel Mira Godinho Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade de Lisboa
Maria Eduarda Gonçalves ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Paulo Esteves-Veríssimo KAUST - King Abdullah University of Science and Technology
Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra
Sandro Miguel Ferreira Mendonça ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa


PARCEIROS
Numa lógica de envolvimento da comunidade, pretende criar-se relações no âmbito do Observatório de Cibersegurança com entidades da sociedade civil, com as quais se procura contactar e estabelecer parcerias. Estas entidades podem contribuir de três modos diferentes, dependendo das suas características, para o conhecimento sobre a cibersegurança em Portugal: produzindo estatísticas; desenvolvendo I&D; ou mediando a recolha de dados junto dos públicos-alvo.


1711473852.jpg

Última atualização em 26-03-2024