Ir para conteúdo

NOTAS CONCLUSIVAS



O Relatório Cibersegurança em Portugal &ndash Sociedade 2020 procurou este ano desenvolver mais a componente organizacional e disponibilizar uma análise global que permita uma leitura sintética. Como referido, os aspetos mais positivos que os dados apresentados mostram são alguns dos números sobre educação e sensibilização, certos dados absolutos (como os das atitudes e do comportamento organizacional) e o facto de em alguns temas (como os referentes ao comportamento individual) as tendências de evolução serem positivas. Não obstante, verifica-se que os valores em Portugal estão abaixo da média da UE em muitos indicadores. Isto quer dizer que é necessário realizar um esforço acrescido de educação e sensibilização para as atitudes e os comportamentos mais adequados para uma maior proteção dos indivíduos e das organizações.

No Relatório de 2019 identificaram-se alguns riscos em relação ao objetivo de manter a publicação regular deste documento e a comparabilidade internacional dos indicadores. É possível hoje afirmar que em 2020 esses riscos foram mitigados e que se manteve a regularidade e a comparabilidade pretendidas. O lançamento do Eurobarómetro especial 499 assegurou a regularidade dos indicadores. As publicações do Eurostat mantiveram a comparação internacional. Os dados da DGEEC, embora não permitam fazer articulação com a média da UE, são a fonte que mais garantias de regularidade oferece. No Relatório de 2019 também se afirmava ser expectável que houvesse algum dinamismo nos indicadores disponíveis, o que se confirmou, mas no sentido de aumentarem em quantidade e não de diminuírem. A maioria dos indicadores utilizados no primeiro Relatório tiveram continuidade neste.

O objetivo de utilizar estes indicadores para avaliar o impacto da ENSC 2019-2023 ainda não pode ser concretizado no presente documento, na medida em que só será adequado considerar o impacto da ENSC 2019-2023 pelo menos um ano depois do seu início. Os indicadores aqui desenvolvidos referem-se sobretudo a 2019.

Seguinte
Última atualização em 19-07-2022