Ir para conteúdo
citizen

Todo o cidadão
tem um papel na
cibersegurança.

Cada pessoa, especialista ou não, tem a responsabilidade de se proteger e, com isso, proteger os outros. Por isso, o CNCS dedica uma especial atenção a todos os utilizadores das tecnologias digitais e da Internet, mesmo não sendo profissionais da área da cibersegurança. A partir desta página pode aceder a recursos que o CNCS disponibiliza a todos com o objetivo de tornar o uso do ciberespaço mais seguro, em casa, no trabalho, na sociedade em geral.

Sensibilização

Nesta área estão disponíveis os conteúdos e recursos de Sensibilização, desenvolvidos pelo CNCS, tais como os Cursos de e-learning, Boas Práticas e o Centro Internet Segura.

Formação

Aqui encontra os vários cursos da C-Academy, um programa de formação avançada em cibersegurança desenvolvido pelo CNCS, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, dos quais destacamos os cursos de Nível A.

Desenvolvimento de Capacidades

O comportamento e o cuidado na utilização das tecnologias de informação são aspetos centrais na cibersegurança. Nesta secção encontra documentos que orientam e sensibilizam os utilizadores para as boas práticas que devem ser adotadas nesta matéria. Estes conteúdos compreendem cartazes, documentos, podcasts, tutoriais, artigos, todos destinados à comunidade servida pelo CNCS.

Conhecimento Situacional

Para planear e agir com vista a garantir os níveis mais adequados de cibersegurança é necessário compreender a posição em que nos encontramos, quais as nossas capacidades e as ameaças e vulnerabilidades que persistem. Só assim é possível realizar análises de risco ou capacitar as pessoas e as organizações que requerem mais investimento. Nesta página encontra as iniciativas do CNCS que procuram identificar, produzir e disseminar este conhecimento situacional. Consulte a documentação e a informação disponibilizadas e informe as partes interessadas de modo a capacitar as pessoas com quem vive e trabalha, bem como a sua organização, para uma melhor consciência do estado atual da cibersegurança.

Resposta a Incidentes

Nesta área encontra o formulário de Notificação de Incidentes de Cibersegurança e os Alertas de Seguraça emitidos pelo CERT.PT.

Comunicação e Eventos

O CNCS tem como desígnio promover e desenvolver a literacia digital em cibersegurança, traduzindo informação complexa, de forma clara, inequívoca e criativa. Nesta área pode encontrar notícias, conferências, webinars, documentos, tutoriais, o podcast do CNCS, a newsletter, e ainda, a organização de eventos que constituem parte do trabalho desenvolvido.

Eventos

Cibertema, em formato <em>webinar,</em> dedicado ao Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Sociedade 2 21 FEV 2024 11h00
Cibertema, em formato webinar, dedicado ao Relatório Cibersegurança em Portugal, tema Sociedade 2023, publicado pelo Observatório de Cibersegurança do CNCS.
Ver Eventos

Alertas

2024Fev 09
Vulnerabilidade
2024Fev 09
Vulnerabilidade
2024Jan 29
Vulnerabilidades
2024Jan 11
Vulnerabilidades
Ver Alertas

CNCS testa mecanismos de articulação entre várias entidades com Exercício de Cibersegurança ded ...

No dia 9 de fevereiro, o Centro Nacional de Cibersegurança realizou um Exercício de Cibersegurança dedicado às Eleições, cujo objetivo passou por testar os diferentes mecanismos de articulação entre as várias entidades envolvidas e reforçar o ...

Dia da Internet Mais Segura 2024 destaca Inteligência Artificial como tema central

As comemorações decorreram de 6 a 8 de fevereiro, em Viseu, para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, uma iniciativa assinalada, anualmente, em cerca de 180 países pelo mundo, que sob o mote "Juntos por uma Internet Melhor", procura promover uma ...

Última atualização em 28-08-2023