Ir para conteúdo

MAIO 2020


NÚMEROS

84%
tendência entre fevereiro e março de 2020 no número de incidentes registados pelo CERT.PT, de 75 para 138.
176%
tendência se compararmos março de 2019 com março de 2020 no número de incidentes registados pelo CERT.PT, de 50 para 138.
217%
tendência entre fevereiro e março de 2020 no número de incidentes de phishing registados pelo CERT.PT, de 18 para 57. Estas campanhas de phishing aproveitaram o confinamento para simular serviços digitais que têm um maior consumo e fidelização, como, por exemplo, serviços de homebanking, conteúdos digitais em streaming e lojas online.

GRÁFICO

Figura 1
1611332362.jpg
As denúncias recebidas pelo Gabinete de Cibercrime do Ministério Público aumentaram de 20 em fevereiro para 46 em março de 2020. Em abril, até dia 16, a tendência de crescimento tornou-se exponencial, com 76 queixas até essa data (um incidente para o CERT.PT configura uma companha, independentemente do número de vítimas; cada denúncia no Ministério Público configura uma possível vítima).

AMEAÇAS

Desde que surgiram os primeiros casos de Covid-19 em Portugal e as medidas de confinamento, entre fevereiro e março, assistiu-se a um aumento de ciberataques que utilizam a engenharia social para tirar partido das fragilidades das vítimas. Os tipos de ataques mais relatados foram os seguintes:
  • Phishing que utiliza o nome de organizações ligadas à saúde para capturar dados pessoais;
  • Malware distribuído através de emails ou de redireccionamento de DNS;
  • Aplicações com funcionalidades no âmbito da Covid-19, mas que distribuem malware, em alguns casos ransomware;
  • Fraudes digitais que recolhem donativos através de crowdfunding para a falsa compra de materiais médicos;
  • Websites falsos, ou ofertas fraudulentas, para venda de materiais médicos;
  • Venda na darkweb de Kits Covid-19;
  • Campanhas de desinformação que culpabilizam pela pandemia grupos minoritários e Estados;
  • Ransomware a serviços essenciais.

NOTÍCIAS

Publicações sobre Cibersegurança e Covid-19

A EUROPOL, a 3 abril, publicou o relatório "Catching the Virus Cybercrime:Disinformation and the COVID-19 Pandemic".

A OCDE, a 3 de abril, publicou o documento "Dealing with Digital Security Risk During the Coronavirus (COVID-19) Crisis".

O MINISTÉRIO PÚBLICO divulgou, a 17 de abril, o documento “Covid-19: Cibercrime em Tempo de Pandemia”, com dados sobre as denúncias feitas ao Gabinete de Cibercrime durante o início da pandemia.

A plataforma MEDIA LAB, do ISCTE-IUL, partilha dados sob o título "Covid na Rede: Pesquisas, Redes Sociais e ‘Fakes’", onde é possível identificar casos de desinformação relativos à Covid-19 em Portugal.

Outras publicações:

A ENISA, a 26 de março, publicou o relatório “Cybersecurity Skills Development in the EU”, sobre o sistema de educação em cibersegurança e a dificuldade que este tem em atrair mais estudantes.

A APAV divulgou, a 23 de abril, as conclusões do Barómetro APAV/Intercampus sobre a “Perceção da População sobre Cibersegurança”.
Última atualização em 19-07-2022