Notificar incidente

Segunda edição do Exercício Nacional de Cibersegurança decorre nos dias 3 e 4 de abril

Nos próximos dias 3 e 4 de abril decorre o Exercício Nacional de Cibersegurança 2019, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em cooperação com a Comissão Nacional de Eleições e com o apoio da Agência Europeia para as Redes e Sistemas de Informação (ENISA).

Tendo como pano de fundo o Processo Eleitoral e todas as suas envolventes, a edição deste ano tem como objetivos exercitar, não só o processo de decisão de forma a garantir uma resposta coordenada a todos os níveis dentro das Entidades Participantes, como tambémtestar os mecanismos de cooperação entre aquelas entidades, os respetivos processos de troca de informação e ainda as atividades de cooperação e/ou planos de contingência a nível nacional.

Vão a jogo cerca de 25 organizações, entre autoridades nacionais, reguladores setoriais, operadores de serviços essenciais, operadores de telecomunicações, órgãos de comunicação social e outras entidades da administração pública. Ao longo dos dois dias de jogo, marcam igualmente presença um conjunto de observadores que, apesar de não estarem diretamente envolvidos com o exercício, vão observar os respetivos procedimentos e toda a ação.

Ao envolver todas estas entidades no exercício pretende desenvolver-se as sinergias necessárias à gestão de crises no ciberespaço.