Notificar incidente

Publicação de relatórios da ENISA

A ENISA publicou dois relatórios para PPPs e ISACs.

Os modelos cooperativos para parcerias público-privadas (PPPs) e os modelos cooperativos para partilha de informação e centros de análise de informações (ISACs - Information Sharing and Analysis Center).

Segundo a ENISA muitas infra-estruturas críticas estão sob jurisdição privada, pelo que a cooperação entre os setores público e privado é essencial para alcançar um nível adequado de segurança cibernética.

Tanto a Diretiva NIS como a Lei de Cibercriminalidade incentivam a criação de ISACs e de PPPs setoriais na UE.

Num comunicado de imprensa da ENISA consta que o Prof. Udo Helmbrecht, Diretor Executivo da ENISA, disse: "A Cibersegurança é uma responsabilidade compartilhada e a ENISA, juntamente com a comunidade, está a trabalhar continuamente para tornar a colaboração, bem como a partilha de informações e conhecimento mais fortes. Os esforços multifacetados da ENISA em todo o espetro da segurança cibernética continuam para apoiar e promover uma Europa mais segura com melhor segurança cibernética".

A 4 de outubro de 2017 em Haia, durante o quinto workshop ENISA-NCSS, foram validados os dois estudos que fornecem algumas recomendações específicas para PPPs e ISACs por entidades do setor público e privado.