Notificar incidente

Outubro é o Mês da Cibersegurança

O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM) é comemorado durante o mês de outubro, pelo sexto ano consecutivo, com centenas de eventos e atividades distribuídas em 28 países europeus.

“Cibersecurity is a shared responsability” é o mote para a iniciativa deste ano, que visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. Neste sentido, esta ação tem como objetivo sensibilizar não só os cidadãos, mas também as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.

Esta iniciativa é organizada, em parceria, com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia e conta com a participação de mais de parceiros, tais como, autoridades locais, governos, universidades, ONG’s, associações profissionais, entre outras, por toda a Europa.
São mais de 300 as atividades que vão acontecer pela durante o Mês Europeu da Cibersegurança, tais como, Conferências, Workshops e Campanhas Online.

Os temas semanais para este ano são:

Ciberhigiene básica (de 1 a 5 de outubro)
O tema procura ajudar o público a estabelecer e manter rotinas diárias, verificações e comportamentos gerais necessários para se manter seguro online.

Desenvolver a sua Educação e Competências Digitais (5 a 12 de outubro)
Transforme as suas competências e conhecimentos de segurança com as mais recentes tecnologias

Reconhecer esquemas de Fraude (15 a 19 de outubro)
O tema tem como objetivo educar o público em geral sobre como identificar conteúdo enganador para se proteger online

Tecnologias Emergentes e Privacidade (22 a 26 de outubro)
Mantenha-se informado e seguro com as mais recentes tecnologias