Notificar incidente

Novo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança

Lino Santos foi nomeado para o cargo de Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, nomeou Lino Santos para o cargo de Coordenador do CNCS, assumindo este as suas novas funções no início do mês de julho.

O CNCS foi criado em outubro de 2014, tendo como missão contribuir para que Portugal use o ciberespaço de uma forma livre e segura, em estreita cooperação e colaboração com as entidades públicas e privadas em matéria de segurança do ciberespaço.


Lino Santos detém os graus de mestre em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. 

O novo coordenador do CNCS era, até agora, Coordenador da área de Computação Avançada e Segurança da unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Da sua experiência consta a Coordenação de Operações no Centro Nacional de Cibersegurança. Enquanto diretor do departamento de Segurança e Serviços à Comunidade, na Fundação para a Computação Científica Nacional, criou e chefiou o serviço de resposta a incidentes de segurança informática, CERT.PT. Exerceu ainda funções de Oficial de ligação nacional à Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação - ENISA.

Da sua atividade na área da cibersegurança, destaca-se ainda a sua ação dinamizadora na criação da Rede Nacional de CSIRTs (equipas de resposta a incidentes de cibersegurança), que concretiza uma rede de equipas de resposta a incidentes de segurança informática, assim como, a sua participação em 2012 na Comissão Instaladora do CNCS, que teve como missão definir as medidas e os instrumentos necessários à sua criação, instalação e operacionalização.