Notificar incidente

Já se encontra disponível o Relatório 2019 da Linha de Observação Sociedade

O Observatório de Cibersegurança publicou hoje o Relatório de 2019 da Linha de Observação Sociedade, que apresenta indicadores sobre as atitudes, os comportamentos e a educação/sensibilização dos portugueses em relação à cibersegurança ao longo dos últimos anos.

Este documento incide sobre os aspetos sociais da cibersegurança, isto é, como os cidadãos em geral pensam e agem neste domínio. Utiliza diversas fontes reconhecidas, tais como o Eurobarómetro, o Eurostat, o Instituto Nacional de Estatística ou a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Privilegiando os dados mais recentes, bem como aqueles que permitem leituras em linha temporal, este Relatório tem como objetivo informar a comunidade sobre esta componente, de modo a contribuir para a construção de estratégias de educação e sensibilização eficazes e políticas públicas conscientes.


Trata-se do primeiro Relatório setorial, de vários a serem lançados pelo Observatório de Cibersegurança, pretendendo-se cobrir as seis Linhas de Observação definidas (Riscos & Conflitos, Economia, Sociedade, Ética & Direito, Políticas Públicas e Inovação & Tecnologias Futuras).

Pode aceder ao documento aqui.


Recorde-se que o Observatório de Cibersegurança foi criado em 2019 pelo Centro Nacional de Cibersegurança com o objetivo de promover a partilha de conhecimento multidisciplinar sobre a cibersegurança em Portugal. Desta forma, foi construído em articulação com a comunidade, nomeadamente diversas partes interessadas e representantes académicos das áreas em causa.


Para conhecer melhor este projeto, consulte a seguinte página.


Atualizações ao documento:
1ª - 02/01/2020
2ª - 16/01/2020