Notificar incidente

Governo aprova nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço

Foi hoje aprovada em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC), a ser implementada entre este ano e 2023.

Esta estratégia pretende não só garantir a proteção e a defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, como também potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas.

Desta forma, a execução da ENSC 2019-2023 permitirá tornar Portugal um país mais seguro, através de uma ação inovadora e resiliente que preserve os valores fundamentais do Estado de direito e garanta o regular funcionamento das instituições.

A resolução aprovada resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo de projeto criado pelo Governo em agosto de 2017, denominado Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço. Trata-se do grupo responsável pela proposta da revisão da ENSC, tendo em consideração a evolução digital ocorrida desde a aprovação da primeira estratégia, em 2015.

Saiba mais aqui