Notificar incidente

European Cyber Security Challenge 2019

Equipa Portuguesa em Bucareste na sexta edição do European Cyber Security Challenge

Teve início hoje o European Cyber Security Challenge em Bucareste, Roménia, evento anual europeu que reúne jovens talentos de toda a Europa para uma competição em Cibersegurança num ambiente de fairplay onde, durante 4 dias, são desafiados a resolver tarefas relacionadas com segurança informática tais como segurança web, segurança de dispositivos móveis, quebra-cabeças de criptografia, engenharia reversa e análise forense, num processo de acumulação de pontos.

Cada país participante é representado por uma equipa com os melhores talentos nacionais. No caso de Portugal este apuramento aconteceu no âmbito do evento de referencia nacional C-Days, realizado na Alfândega do Porto entre os dias 26 e 27 de Junho de 2019, num evento de Capture The Flag (CTF) onde os participantes testaram as suas competências em várias áreas da segurança informática.

A escassez de profissionais nesta área levou muitos países a lançar concursos nacionais de Cibersegurança dirigidos a estudantes, licenciados ou até mesmo a não profissionais. As equipas vencedoras das competições nacionais ficam responsáveis por representar o seu país no European Cyber Security Challenge.
Um dos principais objetivos é encontrar jovens talentos incentivando-os a prosseguir numa carreira da Cibersegurança.

O European Cyber Security Challenge é uma iniciativa da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e visa aumentar o talento em Cibersegurança por toda a Europa conectando grandes potenciais com organizações líderes do setor.

O CyberSecurityChallengePT é uma iniciativa organizada conjuntamente pelo Centro Nacional de CiberSegurança, pelo Instituto Superior Técnico, e pela Universidade do Porto, com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação.

Acompanhem este desafio nos nossos canais e na plataforma oficial.