Notificar incidente

CNCS realiza a primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) realiza nos próximos dias 9 e 10 de maio de 2018, a primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS).

Testar e avaliar os métodos e procedimentos na área da cibersegurança, nas entidades dos setores público e privado, é o principal objetivo do Exercício Nacional de Cibersegurança. Neste sentido, uma das finalidades deste Exercício é precisamente avaliar o grau de preparação e a maturidade das diversas entidades para lidarem com incidentes de grande dimensão, num contexto pedagógico. Este envolvimento resultará na criação das sinergias necessárias com outros exercícios neste âmbito, organizados e conduzidos a nível nacional.

De forma prática, o Exercício pretende simular um cenário de ciberataques, realizados por hacktivistas, que têm como objetivo demonstrar a sua oposição pública a uma iniciativa política de cariz humanitário. Os diferentes tipos de ciberataques realizados visam causar disrupção no fornecimento de serviços em diversos setores essenciais nas diferentes entidades públicas e privadas envolvidas, de forma a avaliar o grau de preparação e a maturidade das diversas entidades. Este envolvimento resultará na criação das sinergias necessárias com outros exercícios neste âmbito, organizados e conduzidos a nível nacional.

Neste contexto, será prestado também apoio jurídico, com recurso ao uso da terminologia da Diretiva SRI (Diretiva da Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação), proposta de lei recentemente aprovada pelo Governo.

Recorde-se que ao longo dos últimos 3 anos, o CNCS tem participado no Cyber Europe 2016, NATO Cyber Defence Exercise Cyber Coalition Cyber, Cyber Perseu 2017 e Cyber SOPEx 2018, iniciativas que têm como permissa avaliar a capacidade de resposta de treino especializado em ciberdefesa e cibersegurança.