Notificar incidente

Aumento de ocorrências de Phishing

Alerta: Nas últimas semanas registou-se um aumento de ocorrências de Phishing com a particularidade do seu envio ocorrer através de um SMS.

Nas últimas semanas registou-se um aumento de ocorrências de Phishing com a particularidade do seu envio ocorrer através de um SMS. Estes SMS são enviados tendo como remetente números móveis de vários dos operadores de redes móveis nacionais, através do mascaramento de números reais (fenómeno conhecido como Caller ID spoofing).
As mensagens fraudulentas simulam, na sua maioria, comunicações de entidades bancárias indicando transações a efetuar ou valores monetários a receber, indicando ainda um URL para completar essa transação. O URL enviado direciona a potencial vítima para uma página Web fraudulenta onde é solicitada a introdução de credenciais ou outra informação de validação em serviços bancários. Novas variantes desta campanha têm simulado também SMS de outras entidades para além das instituições bancárias, como por exemplo a industria de venda a retalho ou serviços postais.
O CNCS alerta para a natureza fraudulenta destes SMS e para a necessidade de não abrir o URL enviado ou, caso o tenha feito, não fornecer informação sensível ou pessoal na página Web apresentada.
Se crê ter sido vítima de um incidente desta natureza recomenda-se que informe a sua instituição bancária desse facto e comunique esse mesmo facto junto dos órgãos de polícia criminal ou das Autoridades Judiciárias.