Notificar incidente

Assinatura de protocolo de colaboração com a Universidade do Porto

O Centro Nacional de Cibersegurança e a Universidade do Porto assinaram um protocolo de colaboração e desenvolvimento estratégico no dia 11 de janeiro.

Este protocolo visa promover o desenvolvimento das capacidades nacionais de cibersegurança, troca de conhecimento e aprofundamento mútuo das capacidades de cibersegurança.

As áreas de cooperação incidem no desenvolvimento estratégico, operações de cibersegurança, formação e qualificação de recursos humanos, sensibilização em matéria de cibersegurança, políticas de cibersegurança, exercícios de cibersegurança, apresentação de candidaturas a projetos com cofinanciamento comunitário.

Foram estabelecidos pontos de contacto entre ambas as entidades para gestão como para a rápida e eficaz resolução de incidentes de segurança da informação.

O CERT.PT é o serviço de coordenação nacional de resposta a incidentes que opera no GNS/CNCS e participa como membro na Rede Nacional de CSIRT (rede de equipas de reação a incidentes de cibersegurança.

O CSIRT.UPORTO é o serviço da Universidade do Porto de resposta a incidentes, que opera na UPdigital e participa como membro na Rede Nacional de CSIRT, nomeadamente com a missão de tratamento e coordenação da resposta a incidentes, na realização de auditorias, na produção de alertas e recomendações de segurança e na promoção de uma cultura de segurança informática na U.Porto.