Notificar incidente

A cidade de Coimbra dá palco ao C-DAYS 2018

Pela primeira vez a Conferência de cibersegurança decorre fora de Lisboa.

O C-DAYS 2018 está de regresso, este ano com lugar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A 4ª edição desta conferência internacional de cibersegurança pretende, uma vez mais, criar um espaço de discussão das questões estratégicas, operacionais e técnicas relacionadas com a cibersegurança.


Ao contrário dos anos anteriores, devido ao princípio da descentralização democrática da administração pública, terá lugar na cidade de Coimbra.
Este é um evento que conta já com grande repercussão a nível nacional e internacional, e que este ano assegura uma agenda focada em intervenções da academia, indústria e sector público. Para isso, garante a presença de oradores portugueses e internacionais.


Desta forma, em destaque para esta edição, estarão temas da atualidade, como por exemplo, o projeto de legislação que estabelece o regime jurídico da segurança da informação no ciberespaço, que está em debate no Parlamento, as lições aprendidas no recente exercício nacional de cibersegurança, realizado em maio e a nova estratégia nacional de segurança do ciberespaço. Ao longo dos dois dias, existirão outras temáticas de relevo que vão passar pelo palco das sessões plenárias do evento, como por exemplo: “Three years of the cibersecurity strategy”, “Ethics odd word applied to cyber, why and where should we fit it”, “Enhancing international cyber stability”, entre vários outros temas de destaque.


A sessão de abertura, agendada para dia 20 de junho, conta com intervenção de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, e ainda, Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.


Esta é uma iniciativa destinada a toda a comunidade de cibersegurança, com especial enfoque para as entidades que operam ou exercem funções com recurso às Tecnologias de Informação, tais como, Chief Information Security Officers (CISO), Chief Information Officers (CIO), Diretores e Gestores de Tecnologias da Informação e Comunicação, Membros de equipas segurança e de resposta a incidentes (SOC e CSIRT), outros profissionais de segurança das TIC, mas também docentes e alunos de estabelecimentos de ensino superior universitário e profissional.


Recorde-se que a organização do C-Days é assegurada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que este ano pretende reforçar os laços de confiança e conhecimento da comunidade envolvida, de forma a enriquecer o conhecimento relativamente aos conteúdos das temáticas que serão apresentadas e discutidas nas quatro salas do evento.