Ir para conteúdo
Imagem ISAC

Os Centros de Análise e Partilha de Informação (ou “ISAC”, por referência à expressão original, na língua inglesa), aplicados ao contexto da Cibersegurança, consistem em parcerias para troca de informação e experiência, assentes no pressuposto de que a partilha consistente de informação e análise de incidentes, ameaças, tendências e boas práticas favorece a resiliência digital individual e coletiva.

Atualmente, o CNCS dinamiza seis ISACs, ao nível dos seguintes setores de atividade: Energia; Águas; Portos Marítimos; Media; Retalho e Distribuição; e Saúde. E um ISAC regional: Região Autónoma dos Açores.

Existe ainda um ISAC do setor financeiro, do qual o CNCS é membro, mas não promotor.

O CNCS está comprometido com a criação a dinamização de mais ISACs nos setores estratégicos da sociedade, promovendo a partilha e cooperação entre atores-chave na área da Cibersegurança e garantindo uma rede cada vez mais densa de contactos, assim como uma comunicação mais fluida entre pares.

Para isso, a constituição e manutenção destes grupos baseia-se na construção de laços de confiança entre os membros, condição essencial para a partilha e debate sobre informação relevante.

Última atualização em 07-01-2024