Ir para conteúdo

Março 2020


NÚMEROS

28%
das empresas portuguesas interrogadas pelo EUROSTAT, em Security policy: measures, risks and staff awareness, em 2019, afirmam possuir documentação com medidas, práticas ou procedimentos de segurança para TIC. Na UE, o valor é de 33%.
45%
das empresas portuguesas, no mesmo inquéritoo valor é de 36%.
39%
dos portugueses interrogados pelo inquérito Safety copies and back up files, também do EUROSTAT, respeitante a 2019, afirmam que fazem cópias de segurança e backups dos seus ficheiros. Na UE, o valor é de 47%

GRÁFICO

Figura 1
1611287630.jpg
A percentagem de pessoas a experienciarem incidentes de segurança no uso da Internetpara fins privados em Portugal está abaixo da média da UE. (EUROSTAT, 2019)

AMEAÇAS

Durante 2019, assistimos a bastante notoriedade mediática de incidentes de ransomware a empresas e a alguns organismos públicos, tendo sido notificados 24 casos ao CNCS. Em janeiro e fevereiro de 2020, ocorreram 2 notificações. Esta ciberameaça, que impede o acesso aos próprios dados cifrando-os e exigindo um resgate, frequentemente em bitcoins, para os decifrar, continua a ter mais incidência sobre organizações do que sobre indivíduos. Para prevenir os malefícios deste tipo de ataque, além das medidas de proteção técnica e de ciber-higiene, há que ter um backup desconetado da rede.

NOTÍCIAS

O CYBER & CLOUD EXPO realiza-se no Altice Forum Braga, no próximo dia 24 de março de 2020. Uma conferência sobre cibersegurança, privacidade e cloud.

Está a decorrer, até dia 31 de março, a fase de inscrições para a 4ª edição do Prémio de Mérito AP2SI , para recém-mestres na área da Segurança da Informação.

O EUROSTAT publicou os resultados de vários inquéritos sobre cibersegurança no final de janeiro de 2020, reportando a 2019: Activities via internet not done because of security concerns; Safety copies and back up files; Security incidents and consequences; Security policy : measures, risks and staff awareness; Security related problems experienced through using the internet for private purposes.


Outras publicações relevantes:
Estatísticas da Linha Internet Segura 2019 (APAV).

Ponte, C. & Batista, S. (2020). EU Kids Online Portugal. Usos, competências, riscos e mediações da internet reportados por crianças e jovens (9-17 anos). EU Kids Online e NOVA FCSH.

Global Risk Report 2020 (WEF).
Última atualização em 05-04-2021