Notificar incidente

CEF - Telecom

A Acção está estruturada em três linhas de acção diferentes e complementares, sendo a primeira focada na Equipa Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CERT.PT), a segunda na Rede Nacional CSIRT e na comunidade CSIRT, e a terceira na colaboração e cooperação com outras autoridades públicas portuguesas.


A Acção reforçará a capacidade do CERT.PT para responder aos requisitos da Directiva relativa à Segurança de Redes e Sistemas de Informação (Directiva NIS), em particular no reforço das competências dos recursos humanos e desenvolvimento dos instrumentos em linha em uso. A Ação pretende também expandir e desenvolver os sistemas de suporte ao Quadro Situacional Nacional (PANORAMA).


Decorrerá ainda da Ação o reforço dos instrumentos de apoio ao crescimento da maturidade da comunidade nacional de CSIRT e consolidação da capacidade de cooperação das autoridades públicas nacionais para cooperarem e partilharem informações sobre riscos, vulnerabilidades e ameaças. Os desenvolvimentos no âmbito da Ação seguirão os princípios de padrões abertos e tecnologia aberta.




Cronograma de implementação:
January 2018 to December 2019

Contribuição máxima da UE:
€687,828

Custo total estimado:
€917,104

Percentagem de apoio da UE:
75%

Coordenação:
Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança - National Security Office/National Cybersecurity Centre https://www.cncs.gov.pt/

DSI:
• Cyber Security


Informações adicionais:

Estratégia do Mercado Único Digital
http://ec.europa.eu/priorities/digital-single-market

Mecanismo Interligar Europa
http://ec.europa.eu/digital-single-market/connecting-europe-facility

CEF Portal Digital
https://ec.europa.eu/cefdigital

Agência de Execução para a Inovação e as redes

http://inea.ec.europa.eu

Política de Cibersegurança
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/policies/cybersecurity