Notificar incidente

Girls in ICT 2021

Enquadramento:

O Girls in ICT é um evento internacional que tem como meta principal inspirar futuras gerações a colmatar a crítica disparidade de género no sector. Diminuir esta disparidade passa, necessariamente, pela consciencialização e informação das mulheres sobre as oportunidades do sector educativo e profissional das TIC.


Este trabalho de sensibilização e consciência, para ser eficaz, deverá estar amplamente articulado através das várias comunidades que constituem o sector. Assim, e em primeiro lugar, partindo de uma lógica estrutural, o discurso de sensibilização e consciencialização deverá estar dirigido à comunidade estudante, para que, no momento de escolher uma carreira académica ou formativa mais mulheres e raparigas sintam que esta é uma área apelativa e segura, pessoal e profissionalmente. Além disso, não deve ser esquecido o setor laboral, onde a formação e a requalificação das mulheres também são um fator a ter em conta na diminuição do hiato de género no setor. Por fim, ainda dentro do mercado, a sensibilização das chefias para a contratação de capital humano diverso, aumentando a diversidade de género dentro das suas empresas e equipas de trabalho.

Iniciativa 2021:

De acordo com o contexto acima discrito, o CNCS propõe-se comemorar o 10º aniversário do evento Girls in ICT através de seis entrevistas a mulheres relevantes no sector. Com o mote “You can´t be what you can´t see. / Não podemos ser aquilo que não vemos” serão realizadas seis entrevistas onde cada entrevistada terá uma palavra e uma epigrafe que dará o tom e o tema das perguntas.


As entrevistas serão lançadas entre dia 22 e 29 de abril e divulgadas nas redes sociais do CNCS. Esteja atento!